CURSOS DE INGLES / ENGLISH COURSES



Programas dos Cursos de Inglês

INGLÊS BÁSICO PARA TAXISTAS / UBER / MOTORISTAS
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno

Objetivo
Apresentar e contextualizar expressões básicas, como saudações, informações sobre trajetos e localizações, da forma escrita e falada, utilizadas por taxistas que necessitem da língua inglesa como instrumento de trabalho.
A quem se destina
Associados das cooperativas de transporte no exercício da profissão de motorista de táxi.
Conteúdo Programático
• Etiqueta nas relações humanas: diferenças culturais.
• A língua inglesa no mundo.
• Reconhecimento dos sons: diferenças básicas.
• Expressões úteis.
• Saudações e despedidas.
• Numerais.
• Hora, tempo e estações do ano.
• Profissões e nacionalidades.

INGLÊS  LEITURA E ESCRITA / COMUNICAÇAO / EMAILS
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno

Seletividade do Tipo de Leitura (Skimming / Scanning) Levantamento de hipóteses sobre o texto (a partir de títulos, subtítulos, iconografias). Conscientização do processo de leitura. Exploração de informação não linear: cognato, falso cognato e contexto. Vocabulários elementares, avançados e instrumentais. Abordagem de pontos gramaticais indispensáveis à compreensão de textos. Uso do Dicionário como estratégia-suporte de leitura. Prática.

  • Identifying text genres (identificação de gêneros textuais) - Manuals, e-mails, articles from books, magazines, etc.;
  • Reading and understanding texts (leitura e interpretação de textos);
  • Cognate words (palavras cognatas);
  • Reading strategies (estratégias de leitura);
  • Skimming - general reading (leitura para informações gerais sobre o texto);
  • Scanning - reading for specific information (leitura para informações específicas sobre o texto);
  • Selectivity - reading for details (leitura detalhada do texto);
  • Predicting/previewing/guessing  the  meaning  and  the  content  of  a  text  from  the  titles,  pictures,  etc.  (Prever, analisar e adivinhar o significado e o  conteúdo  de  um  texto  a  partir  de  títulos, figuras, etc.);
  • Word study: common words and frequent expressions (palavras e expressões mais comuns e frequentes);

  
INGLÊS INSTRUMENTAL 1
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Módulo 1

1. Noções e prática de leitura
·         Conscientização de processo de leitura
·         Varredura dos textos (Scanning e Skimming)
·         Antecipação do conteúdo dos textos (Prediction)
·         Inferência lexical na leitura
·         Leitura para busca de pontos específicos
·         Estrutura organizacional de abstracts.
 2. Pontos gramaticais necessários para a compreensão de textos: 
·         Introdução ao conceito de grupos nominais.
·         Uso do dicionário e as diferentes funções gramaticais da palavra.
·         Tempos verbais e suas respectivas noções
·         Marcadores de discurso e suas respectivas funções retóricas.
·         Voz passiva.

INGLÊS INSTRUMENTAL 2
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Módulo 2

1 - Estrutura de Textos Acadêmicos
·          Introdução teórica (com base em Swales)
·          Identificação dos movimentos em textos diversos
 2 -  Estudo da Formação de palavras
·         Estudo de afixos e sufixos
·         Identificação de fato / opinião em resenhas de livros e  textos diversos
 3 - Estruturas presentes em textos argumentativos 
·         Revisão de  conectivos
·         Revisão de  voz passiva
·         Leitura e resumo do texto do próprio aluno e/ou do texto trazido pela professora
 4 - Estrutura de artigos acadêmicos
·         Trechos de artigos em inglês (enfoque nos tempos verbais utilizados)
 5 - Estrutura de frases complexas
 6 - Conceitos teóricos sobre elaboração de resumos

INGLÊS INSTRUMENTAL ORAL / CONVERSAÇÃO
PERÍODO MINISTRADO: 40
DOCENTE: Jaqueline Da Costa Bueno
Inglês Instrumental Oral

Aprimorar a fluência na expressão e compreensão oral em Inglês. Estratégias de expressão e compreensão oral relacionadas com a situação de enunciação, a organização discursiva. Tipos de situações reais e compreensão de documentos sonoros diversos: entrevistas, conferências, diálogos, canções, etc., e de documentos audiovisuais: emissões televisivas, material didático produzido em vídeo, cenas de filmes, etc.  
Quem pode fazer o curso?
Todas as pessoas que queiram aprimorar o inglês, conhecer vocabulário da área específica.
A aula é ministrada em inglês?
Sim. Os alunos também se comunicarão na língua-alvo.



Comentários